top of page

Enjoy the ride!



Eu não preciso saber muito sobre você para afirmar que ou você se encontra em um “pico” ou em um “vale” em sua vida hoje.

Ignoramos essa dinâmica da vida porque somos levados a crer pelo nosso entorno que o sucesso é uma constante.

Na verdade, o sucesso (3) se assemelha mais ao gráfico da figura abaixo:


Obs.: Resultado é a combinação de conquistas nos diferentes aspectos da vida (físico, emocional, intelectual, profissional, social, espiritual)


Há uma alternância entre avanços, retrocessos, ganhos e perdas. E, dependendo do intervalo que você enfoque, pode tirar conclusões equivocadas.


Duas delas são:

(1) “Cheguei ao topo. Já sei o que preciso para permanecer aqui”.

Essa arrogância disfarçada de confiança é o que leva a pessoa a deixar o pico mais cedo do que gostaria.

(2) “Estou na pior. Não vejo saída para a situação que cheguei. Será que já bati no fundo? Será que voltarei a crescer novamente?”


É o medo que prolonga a permanência no vale mais do que se deveria. Mas, ele se disfarça de acomodação, não deixando que você experimente novas possibilidades para avançar em direção ao seu próximo pico.

Picos e Vales estão intrinsicamente conectados. Você precisa dos dois para extrair o melhor da vida.

Nos Vales, são as lições que importam para prepará-lo(a) para sua nova fase de crescimento.

Nos Picos, é preciso celebrar o resultado do esforço/dedicação que o(a) levaram até lá. Mas, acima de tudo, é preciso praticar a humildade de quem sempre tem algo a aprender.


Independente de qual seja sua situação de vida hoje, a experiência de pico ou vale está relacionada àquilo que ocupa a sua mente.


Quando você anseia por aquilo que está faltando, você está no Vale; quando você valoriza e aprecia aquilo que tem, você está no Pico.


São as decisões que tomamos no aqui e agora que definem onde estaremos no futuro. Daí a importância de cuidarmos do pensamento que ocupa a nossa mente.


O mais difícil quando se está em um vale é extrair a lição que o levará ao próximo pico. E não há outra forma senão tornando a realidade sua aliada.


Como fazê-lo? Perguntando-se:

O que esta situação está querendo me ensinar?

A tendência natural quando se está no vale é de se vitimizar, lamentar ou mesmo, se revoltar com a situação.


Não há problema nenhum em se sentir dessa forma, especialmente quando a queda for repentina de um pico para um vale. Ex.: uma demissão inesperada.

O que fazemos de errado quando isso acontece é alimentar os pensamentos que nascem dessas emoções negativas.

Bloqueamos assim toda e qualquer possibilidade de experimentar emoções positivas – alegria, bom humor, tranquilidade e confiança.


E assim um novo pico fica cada vez mais distante, por pura falta de imaginação.


Nossa criatividade nos deixa porque uma mente tomada de pensamentos negativos perde sua habilidade de imaginar novas possibilidades.


É a imaginação que vai conectá-lo(a) do momento que se encontra para aquele que almeja estar no futuro.


Esteja você em um vale ou em um pico, o seu próximo Pico está mais próximo de você quanto mais tangível for a visão daquilo que quer conquistar.


Capture em uma cena com riqueza de detalhes, o que você vê, o que você escuta, o que você toca (e quantos mais sentidos puder empenhar) o futuro que deseja tornar real. Quanto mais familiarizada sua mente estiver com essa visão, mais as suas decisões serão influenciadas por ela.


As decisões tomadas para concretizar esse futuro passam a ser fonte de motivação e satisfação. Sua execução torna-se um ciclo virtuoso.


Tudo, porém, será só um exercício de imaginação se lhe faltar coragem. E não estou falando de coragem para entrar em modo ação. Me refiro aqui a coragem de enfrentar a emoção.


Se o seu próximo pico envolve:

  • falar mais em público

  • desenvolver habilidades comerciais

  • argumentar com pessoas de perfil mais dominante com mais poder de persuasão


sua primeira decisão é de ter a coragem de enfrentar a emoção de medo, dúvida, incerteza, insegurança que acompanham estas novas atividades, caso elas representem um desafio para você.

Só com a coragem de enfrentar a emoção é que vem a coragem para entrar em ação.

Esse foi um breve resumo do livro Picos & Vales de Spencer Johnson, autor de vários best-sellers, entre eles, “Quem mexeu no meu queijo?”


Na “montanha-russa emocional” que é a vida profissional de quem almeja o sucesso, saiba lidar com as “subidas” e “descidas” de sua carreira. E, acima de tudo, enjoy the ride! Life is a Journey, not a destination!


Conhecer. Ser. Crescer. Conhecer-se para crescer. É tempo de crescer!

 
 
 

Comments


bottom of page