Isso vai fazer o barco andar mais rápido?
- Eduardo Martins
- 28 de jun. de 2021
- 3 min de leitura

Nesse texto vou explicar a relação entre água, olimpíadas e seu objetivo. “Pai, de que é feita a água?”, me perguntou minha filha prestes a completar 7 anos.
Não querendo reconhecer o novo ciclo que se inicia na vida dela (muito mais perguntas vêm por aí!), saí pela tangente com uma resposta informativa, nada educativa. “H2O, respondi”.
E continuei dizendo que não se preocupasse porque ainda levaria algum tempo para se ocupar com átomos, moléculas, química, física.
Olhando para trás, reconheço a oportunidade de ouro que perdi de expandir a visão de mundo da minha filha. Há tantas explicações possíveis de que é feita a água: onde a encontramos, como ela se forma, para que ela serve...
A experiência de observação dela já seria suficiente para um bom papo sobre como a água pode ser útil. Ela conhece a força da água que desce da cachoeira, assim como a força da água do mar que, empurrada pelos ventos e encontrando profundidades menores, se transforma em onda.
Fisicamente, é “energia potencial transformada em energia cinética” - essa explicação vou guardar para usar com ela um pouco mais adiante.
Mas é justamente essa que quero explorar nesse texto com você.
A água represada, por exemplo, continua sendo energia. Porém, apenas potencial!
Natureza é movimento. Como somos parte dela, é também o que é esperado de cada um de nós: que nossa energia potencial vire cinética, que nos coloquemos em ação.
Quanto potencial você tem que está parado, subutilizado, adormecido?
Como colocá-lo em movimento? Gravidade!
Tanto a onda quanto a cachoeira são “água se precipitando de determinada altura”.
Qual é o objetivo que você precisa estabelecer que tenha a “gravidade” para colocá-lo em movimento?
A palavra “gravidade” tem duplo sentido aqui: físico e literal.
No primeiro, o centro da Terra atrai todos os corpos para si. Qual é o objetivo que ofereceria tamanha força de atração para concentrar todos os seus esforços e fazê-lo avançar, não se detendo em nenhum obstáculo?
Já no literal, o que é característico de algo grave? Definitivamente algo que pede nossa atenção, requer nosso cuidado.
Portanto, qual é o objetivo que tem a “gravidade” suficiente que o faça acordar e dormir pensando nele? Sua força de realização depende disso: Foco.
Tendemos a subestimar o poder de um objetivo bem definido. Tudo começa com o estabelecimento de um objetivo claro, e sua existência orienta as decisões a serem tomadas.
Aproveitando o início das Olimpíadas de Tóquio em breve, leiam esta história abaixo.
Nas olimpíadas de 2000, o time de Remo Inglês tinha estabelecido o objetivo de alcançar a medalha de ouro. O objetivo ambicioso que não tinha nenhum respaldo no histórico de desempenho do país nessa modalidade esportiva desde 1912 criou a tensão saudável para fazer cada membro do time mover na mesma direção.
Uma pergunta se encarregava de manter o objetivo vivo ao longo do período de treinamento:
Isso vai fazer o barco andar mais rápido?
Toda e qualquer decisão passou a ser tomada a partir desta pergunta. A resposta era decisiva para entender se convergia ou não para o objetivo.
As chances de êxito aumentam significativamente quando há clareza do que se quer alcançar. Porque seu planejamento considerará os recursos que você já tem e aqueles que precisará adquirir ou desenvolver para a realização do objetivo.
Em menos de 1 mês, estaremos acompanhando atletas em diversas modalidades esportivas lutando por uma medalha. O que precisaram fazer para chegar ali?
Que objetivo se estabeleceram há 5 anos atrás que lhe deram o Foco, ou melhor, a gravidade suficiente para movê-los na direção de sua meta.
O que os mantiveram com “olho na taça” (eye on the prize) durante mais de 1 ano de pandemia para realizar o sonho “adiado” de participar de uma olimpíada?
Que oportunidade de ouro de recalibrar ou senão estabelecer o seu objetivo profissional para 2021, 2022 ou para a próxima Olimpíada!
Temos muita água em nossa composição. Potencial, portanto, não nos falta. Assuma o compromisso de colocar todo seu potencial em movimento.
Invista em autoconhecimento. Estabeleça-se um objetivo. Adote uma mentalidade vencedora.
Seja 2021 também um ano de crescimento! Ainda há 6 meses pela frente!
Conhecer. Ser. Crescer. Conhecer-se para crescer. É tempo de crescer.
Eduardo Martins | Crescimento & Carreira
Comments